segunda-feira, 4 de março de 2013

Sobre Média de Publico do Campeonato

Pessoal, Ontem nosso campeonato teve seu início e mais uma vez o mesmo foi alvo de criticas sobre publico e Renda. Como não gosto de comentar sem buscar a realidade dos fatos, procurei saber com as respectivas administrações a nossa realidade sobre a capacidade dos nosso estádios e descobri o seguinte:
Estádio Frasqueirão: 20 mil lugares
Estádio Nazarenão: 08 mil lugares
Estádio Iberezão: 05 mil lugares
Estádio Marizão: 05 mil lugares
Estádio Edgarzão: 05 mil lugares
Estádio Nogueirão: 04 mil lugares

Como podemos ver, com exceção do Frasqueirão, nenhum outro estádio do nosso estado, recebe mais do que 10 mil torcedores, e como a cada rodada, alternamos o uso do Frasqueirão, nosso publico máximo não pode chegar,isso se todos forem lotados, a 27 mil torcedores, fato que pode chegar a 47 mil com o uso do estádio do Abc, caso esse também fique lotado. Com isso, JAMAIS teremos numa rodada, um público total, por exemplo, ao que ontem assistiu ao jogo Ceará e Asa pela Copa do NE.(52 mil pessoas). 
Por isso nossa média de publico é sempre baixa, na época do machadão, os públicos eram baixos, mas bastava um Abc e América com 35 mil pessoas que a nossa média subia pra casa dos 10 mil. Hoje em dia se tivermos a utilização de todos os nossos estádios e todos eles ficarem lotados numa rodada, teremos um público total de 47 mil torcedores e uma média de 11,75 mil por jogo, ou seja, nenhum estádio dos colocados acima, com exceção do Frasqueirão, pode receber este público apresentado pela média geral. Por isso que nossa média é pequena. Some-se a  isso o fato do América jogar distante e num estádio com publico inferior a 10 mil, e a má conservação do Nogueirão e do Marizão, que faz com que ambos tenham seus públicos reduzidos. Estes fatos, contribuem decisivamente para obtenção de públicos menores e claro de uma média muito baixa. Porém com a entrega do Arena das Dunas, teremos com certeza, a volta dos grandes públicos e de uma boa média.

Nenhum comentário: